O TERAPEUTA DIVINO

O TERAPEUTA DIVINO
O TERAPEUTA DIVINO

sexta-feira, 23 de março de 2012

ESPIRITUALIDADE CRISTÃ ORIENTAL

Philokalia

Philokalia - Apresentação Geral

ÍNDICE GERAL DE PÁGINAS REFERENTES À PHILOKALIA

Um pequeno livro do final do século XIX, Relatos de um Peregrino Russo, reviveu uma tradição que caía em esquecimento no Ocidente, a tradição da ORAÇÃO DE JESUS OU DO CORAÇÃO. Reviveu também uma coleção de escritos dos padres que a promoveram, especialmente na Igreja Ortodoxa, reunidos sob o nome de Philokalia ("Amor do Belo", em grego).
Existem várias coleções de excertos da Philokalia, algumas inclusive disponíveis online na Internet. Recomendo em especial o pequeno livro de JEAN GOUILLARD, PEQUENA FILOCALIA DA PRECE DO CORAÇÃO que reúne uma amostra excelente de autores da Philokalia clássica e de outros afins. Sua apresentação é suficiente para se ter uma boa ideia do que seja este movimento e esta abençoada tentativa de reunir em uma única obra este acervo espiritual, em grande parte da tradição ortodoxa.
Recomendo consultar as obras sobre este tema em inglês e em francês

A Oração de Jesus é a prece que se apoia integralmente na invocação do Nome de Jesus, seja só ou inserido em uma fórmula mais ou menos elaborada. Trata-se de uma arte espiritual muito apreciada pela tradição ortodoxa de origem bizantina. Um pequeno livreto escrito por um "monge da Igreja do Oriente", que prefere o anonimato, vai nos guiar na sua compreensão, juntamente com o valioso trabalho de elucidação de sua prática, realizado por Alphonse e Rachel Goettman - PRECE DE JESUS — PRECE DO CORAÇÃO.
Recomendo também este clássico medieval Nuvem do Desconhecido, assim como "A PRÁTICA DA PRESENÇA DE DEUS".
A INVOCAÇÃO DO NOME DE JESUS foi uma obra escrita por um monge anônimo da Igreja Oriental que aportou alguns esclarecimentos importantes sobre o sentido da oração de Jesus. Existe uma tradução em português na coleção "A Oração dos Pobres" editada pelas edições Paulinas.
A Arte da Prece é também uma coletânea de ensinamentos dos padres da Philokalia, e de outros da tradição ortodoxa, organizada pelo Padre Chariton do Monastério de Valamo, que merece ser lida e refletida, pela incontestável beleza e importância das indicações oferecidas.
O Conselho aos Ascetas é uma pequena preciosidade de instruções de Teofano o Recluso, que compilou a consagrada Dobrotolubiye, a edição da Philokalia em russo. Recomendo estas obras em inglês sobre a vida, o pensamento e o ensinamento de Teofano.
Os ESCRITOS DA FILOCALIA SOBRE A PRECE DO CORAÇÃO, é a primeira compilação traduzida em inglês, feita a partir da Dobrotolubiye pela Mme Kadoublovsky (secretária de Ouspensky, discípulo de Gurdjieff) e G.E.H. Palmer (também discípulo). É uma seleção muito boa, juntamente com o segundo volume, Primeiros Padres da Philokalia. O maior mérito destas compilações é de aportar a interpretação da tradição ortodoxa russa, aos escritos originalmente gregos da Philokalia.

Seções de Estudo

ESQUEMA GRÁFICO DA OBRA
AUTORES DA OBRA
TERMOS-CHAVES NA PHILOKALIA
PHILOKALIA - MODELO EM CONSTRUÇÃO
ESTUDOS

Obras Afins


Recursos na Internet:

Reúne uma coleção de escritos da Philokalia, traduzidos para o espanhol, além de outros escritos clássicos da tradição cristã, como "O Peregrino Russo".
Reúne uma coleção de ensaios dos grandes nomes da renovação ortodoxa no século XIX, assim como de alguns padres da Philokalia.

Perenialistas

PHILOKALIA E TRADIÇÃO CRISTÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário